sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A cor da melancia


Quantas cores são necessárias para compor uma melancia? 
Provavelmente ao olhar para essa imagem você desfrute uma cor por vez; ou até mesmo se dê o direito de saudavelmente se deliciar com a mistura de todas elas. 
Ao pensar em uma melancia qual a primeira cor que vem a sua mente?
Talvez você pense só na casca e logo responda com muita originalidade que a cor da melancia é na verdade a mistura de verde, verde escuro, verde claro e branco; talvez você seja mais específico, pense na polpa da fruta e responda naturalmente que a melancia não é nem verde, nem verde claro, nem branca; muito menos a mistura dessas cores; e sim vermelha. E de repente você pode se dar conta do quão estranho é pensar que na verdade a cor que vemos, ou a mistura de cores que vemos é exatamente aquela que não pertence ao objeto; a física explica, basicamente, que as cores vistas são exatamente aquelas que os objetos refletem ao receberem um feixe de luz, absorvendo todas as outras.
E por vezes eu me pergunto: seria o normal apenas o aparentemente estranho? Ou o estranho seria o aparentemente normal? 
Seria aquilo que vemos realmente aquilo que há? Ou aquilo que vemos possui simplesmente a tonalidade que vemos?
Dilemas do nosso dia-a-dia.

8 comentários:

Mente Hiperativa disse...

Menino viajasse legal agora...

Eu acho que as coisas são da cor que a gente vê, pois os raios de luz refletem os pigmentos que estão dispersos na superfícice do objeto e eles alcançam nossa retina, nos cones, e então as informações viajam até o cérebro o qual interpreta aquela cor de acordo com nossas lembranças, ou nossa 'base de dados'. Né assim? Bom, pelo menos foi assim que aprendi na escola...

Mas uma dúvida que sempre tive é a seguinte: COMO EU POSSO SABER QUE O AMARELO QUE EU VEJO É IGUAL AO AMARELO QUE VOCÊ VÊ???? Será que a gente enxerga as cores da mesma forma???

Outra pergunta mais foda ainda, que vi aqui http://rrenatabrandao.blogspot.com/2010/11/como-descrever-as-cores-para-um-cego.html é: COMO DESCREVER AS CORES PRA UM CEGO???


Realmente, eu morro e não compreendo tudo, não s
fico sabendo um décimo de um quinto de um sexto do que existe nesse mundão.

Thiago Moraes disse...

hmmmm
excelentes perguntas!

em relação à primeira eu repondo: não! definitivamente o amarelo q eu vejo eh mt mais bonito q o amarelo q vc vê! ...ou não!

em relação a segunda...hmmmm
...o pior cego é aquele q n quer ver!
pergunta a ele como ele quer sentir a cor eh...km sabe ele possa ateh ouvir essa cor?! depois descreve!
hmmmm

Camila Sousa de Almeida disse...

Você mesmo que escreveu tudo isso??? Clap clap clap tá de parabéns, surpreendente você, deveria se permitir escrever mais vezes, doutorzinho! Fiquei orgulhosa. =D Tá tão tão que me recolho a minha insignificância de dizer "sem comentários" (o que já é um comentário. ou não?!)

Quanto ao amarelo: eu não vejo amarelo! Vejo o sol... ;P
E quanto ao cego, lembro de uma palestra sobre sexualidade que citou um cego que gostava de loiras...
Ê seres humanos!
Amo vocês. :)

Anônimo disse...

Eu vejo as cores de varios angulos, cada um com sua subjetividade. Considerar as opinioes dos outros nao e ruim, mas nos sabemos qual e a nossa opiniao. Por isso acho muito subjetivo julgar pelas cores, o que seria do rosa, se todos gostassem do azul. Acho que voce e adepto do colorido, por isso da tanta importancia as cores.

Thiago Moraes disse...

...e tem gente q fala do arco-iris até p descrever o preto e branco!

...e é assim mesmo q a gt sabe q funciona! :)

Mário Augusto disse...

Thiago,excelente texto que me fez recordar o famoso teste de Hermann Rorschach que avalia a dinâmica psicológica do paciente.É por este motivo que muitos "normais" vivem atrás de mensagens subliminares.....

Um grande abraço

Mário Augusto

Francine disse...

Como diriam os sábios... mais importante que as respostas, são as perguntas que nos fazemos... são as molas propulsoras do nosso crescimento...

Lindo, Thi! Parabéns! =***

Sara disse...

a verdade é que eu não sabia que essas coisas existiam em algum momento eu espero encontrar onde comer-los no site Kekanto

Related Posts with Thumbnails