
É revoltante ser obrigado a exercer o direito de democracia!
Realmente sem sentido "non"? Obrigação e democracia, até parece poesia barroca devido tal paradoxo. Mas é isso o que acontece e ainda somos obrigados a ver e sofrer com os corruptos, falsos e manipuladores no poder por vários anos... enfim, como disse o Serra, certa vez, "durante todos esses dias fomos nós (políticos) que falamos e hoje é o dia do povo falar".
Como é linda a democracia, como é lindo ver a confusão, gritaria, e impaciência de um povo que é usado, que sabe disso e que infelizmente só tem "voz" poderosa pra meter o dedinho na urna e eleger mais um dos homens que gerarão emprego, arrumarão a saúde pública e acabarão com o analfabetismo!
Fica aqui registrada a minha revolta e o meu desejo de que essa festa da democracia seja ao menos optativa, um dia, porque obrigatória ou não quem sempre vai estar com a cara pintada e com o narizinho vermelho será o povo!
2 comentários:
Concordo plenamente. A obrigatoriedade do voto, em um regime democrático é paradoxal, antagônico, contraditório. O país deveria investir em educação política ao invés de impor a democracia do voto.
Eu pensei muito sobre isso... Deveria o voto ser obrigatório?
Na verdade não é. Na verdade o cidadão é OBRIGADO a comparecer às urnas, mas ninguém te obriga a votar, você pode perfeitamente votar em branco, ou seja, em ninguém. Pode também não ir votar e justificar seu voto. É tão simples, conheço muita gente que faz isso.
O fato é que se não fossemos obrigados a comparecer seria bem capaz de não atingirmos o mínimo necessário de votos, pois o povo anda tão descrente que se não fossemos obrigados a ir lá a maioria não iria de fato.
E até que ponto é bom não ter que votar? Será que a saída é deixar que os governantes sejam escolhidos pelos outros? Ou quem sabe por eles mesmos?
Ditadura?
Eu prefiro a 'Democracia', ainda que entre aspas.
Postar um comentário